Serviço de Business  Intelligence Processing na  Nuvem, com Dashboards  em Power BI, a partir de  50 EUR/Mês

Serviço S509, Business Intelligence Processing na Nuvem, com Dashboards em Power BI, a partir de 50 EUR/Mês para os Dashboards de uma área

O valor de Subscrição depende de vários fatores. Peça-nos uma estimativa para o seu caso.


O nosso Serviço de Business Intelligence Processing com Dashboards em Power BI diferencia-se por:

  • Estarmos há muito tempo na Nuvem, basta haver Internet e o acesso às nossas Soluções pode ser até por telemóvel e a partir de qualquer lugar e hora por quem estiver autorizado
  • Termos acumulado a experiência do que é a gestão das múltiplas áreas das organizações dos nossos Clientes que o fazem sempre com o nosso apoio atento, eficiente e com qualidade
  • Trabalharmos em múltiplos Setores (incluindo Administração Pública) e Países, com múltiplas práticas e enquadramentos organizativos

______________________________________________________

AUTORIZAR ACIMA VISUALIZAR IMAGENS

A apresentação da informação de forma gráfica (Gráficos / Imagens / Dashboards) é cada vez mais importante para uma boa gestão. Permite não só uma visão rápida do essencial como possibilita um tipo de compreensão e comunicação que de outra forma não é conseguido. .

Note-se que desta forma, inclusive, são mobilizadas zonas cerebrais adicionais necessárias a uma melhor compreensão, mais global, intuitiva e profunda da realidade. O que é fundamental para o suporte à Decisão e à Ação.

É aqui que se enquadra o nosso Serviço S509 - Serviço de BI Processing. Tratando-se de um Serviço para uma área relativamente recente e em rápida evolução, vamos nos deter um pouco na sua apresentação.

______________________________________________________

Muitos dos Módulos de Gestão que disponibilizamos dispõem de Gráficos. Mas com este Serviço vai-se mais longe:

  • Quer pela interatividade, qualidade e eficácia da expressão visual que o Power Bi possibilita
  • Quer por se tratar de um Sistema autónomo que pode funcionar quer com base nos nossos Módulos quer a partir de outra informação que o Subscritor possua, nomeadamente de outras Aplicações.

Este Serviço é, portanto, a Solução para os nossos Subscritores disporem de um Sistema de Business Intelligence (Dashboards) na Nuvem, onde já estarmos há muito tempo. Basta haver Internet e o acesso às nossas Soluções pode ser até por telemóvel e a partir de qualquer lugar e hora por quem estiver autorizado.

Esta Solução baseia-se num Repositório de Dados e em Dashboards implementados com o Power BI da Microsoft. É independente de na origem dos dados estarem os Módulos do nosso ERP ou qualquer outro software. Os dados são importados para o referido Repositório a partir dos nossos Módulos ou de ficheiros que os Subscritores disponibilizem. Também é possível inserir os dados diretamente no Repositório.

Em síntese é esta a arquitetura de suporte a esta Solução:

AUTORIZAR ACIMA VISUALIZAR IMAGENS


Para dispor deste Serviço a Subscrição a considerar é calculada com base:

  • No número de áreas envolvidas, complexidade e tipo de manutenção e processamento dos Dashboards a disponibilizar
  • No volume de Dados a tratar
  • Nos Logins para os Utilizadores que acederão ao nosso Módulo M509 - Gestão de Dados e Acessos a BI
  • Nas Licenças de Power BI PRO a usar pelos nossos técnicos desenvolverem e manterem os Dashboards e para os visionamentos do Subscritor.

Tipicamente disponibilizamos Dashboards para as áreas Financeira, Stocks, Tempos e Tarefas, Atendimento a Clientes, Gestão da Qualidade, Contabilidade, Logística, Dados Demográficos de RH, Salários, Turnover, Assiduidade, Avaliação de Desempenho, Formação. etc.

Há a considerar também um valor único inicial para a implementação dos Dashboardas que depende muito de os mesmos serem Dashboards Standard nossos, serem apenas adaptações aos Dashboards Standard ou desenvolvimentos à medida.

Deve ser tido em conta que o valor de subscrição deste serviço diz tipicamente respeito a:

  • Disponibilizar e gerir o Sistema, em particular no que respeita a atividades ligadas ao Power BI
  • Executar Tarefas associadas nomeadamente ao carregamento de Dados, processamento e publicação dos Dashboards e exportação a partir do Power BI de Documentos a distribuir
  • Registar as ligações aos Dashboards e disponibilizar os Documentos exportados a distribuir no Módulo M509.

De qualquer forma há muita automatização por ser tudo na Nuvem pelo que, em geral, para uma área e Dashboards Standard já se pode subscrever Soluções a partir de 50 a 150 EUR / Mês.

______________________________________________________


POWER BI - A RESPOSTA DA MICROSOFT PARA BI

O Power BI é a resposta da Microsoft às necessidades das Soluções de Business Intelligence. A resposta para todo o tipo de Organizações, das mais simples e pequenas às mais complexas e com dezenas ou mesmo centenas de milhares de Empregados.

______________________________________________________


POWER BI - UMA FORMA AVANÇADA DE TRATAR A INFORMAÇÃO

o Power BI permite organizar e explorar a informação da forma avançada que hoje é essencial para o suporte às decisões.

Geralmente para cada área pode apresentar um overview de síntese a que estão associados reports mais detalhados da informação.

A diferença está nos tipos de visualizações que permite e na interatividade. Quem acede a essas visualizações pode trabalhar sobre elas, nomeadamente com filtros e relacionamentos entre os dados e as visualizações de forma a tirar o melhor proveito da informação.

Como as imagens a seguir mostram, a variedade das visualizações é muito vasta, incluindo nomeadamente:

  • Indicadores Chave / KPIs
  • Gráficos de múltiplos tipos
  • Georreferenciação em mapas de diverso tipo incluindo a visão por Satélite, onde se evidenciam os locais e o peso relativo para nós do que lá acontece, no caso em Lisboa, Porto, Faro e Coimbra
  • Tabelas / Matrizes
  • Imagens em geral, incluindo, por exemplo, fotos.

______________________________________________________


POWER BI - PUBLICAR, EXPORTAR E DISTRIBUIR A INFORMAÇÃO

As Aplicações de Power BI uma vez desenvolvidas são geralmente publicadas na Nuvem (Power BI Service) onde ficam acessíveis para serem exploradas.

Os Dashboards / Reports publicados constituem visões do tipo das imagens atrás apresentadas e uma caraterística muito diferenciadora é o grau de interatividade já referido que é disponibilizado a quem explora essas visões publicadas.

Para além desta interatividade há outras maneiras de distribuir a informação. Ela pode ser exportada para PDF ou Power Point e os ficheiros exportados disponibilizados de alguma forma e/ou enviados por email. O exemplo seguinte é de uma exportação para PDF.



A exportação para Power Point é muito útil para incluir a informação do Power BI em Apresentações.

______________________________________________________


POWER BI - O DESENVOLVIMENTO DE DASHBOARDS / REPORTS

Mas afinal como se fazem os desenvolvimentos das Aplicações de Power BI, dos seus Dashboards / Reports?

Primeiro organiza-se e alimenta-se um Modelo de Dados num Repositório.

Como a imagem a seguir mostra, o Modelo geralmente disponibiliza os dados num conjunto de tabelas de diversos tipos.

Destacam-se de baixo para cima:

  • As tabelas fonte dos dados alimentadas a partir de ficheiros ou bases de dados
  • As tabelas já organizadas no Power BI em torno de agrupamentos dos KPIs relevantes
  • As Tabelas relativas às múltiplas dimensões pelas quais os dados poderão ser explorados (dimensions ou lookup tables).



Disponibilizados os dados passa-se à visualização dos mesmos, aos Reports / Dashboards. Passamos a outra componente do Power BI que a imagem adiante sintetiza.

Resumidamente, podem-se puxar (drag and drop) os diversos tipos de visualizações disponíveis nos menus à direita para a zona de visualizações.

No caso, para exemplificar, foram puxados muitos dos tipos de visualizações disponíveis. Ainda não têm dados pelo que aparecem a cinzento com imagens elucidativas dos tipos de visualizações de que se tratam.



Depois é só ir às tabelas do Modelo de Dados e ligar as colunas (incluindo as chamadas medidas / measures) às visualizações e os dados aparecem nas mesmas organizados de acordo com o tipo de visualização em causa.

Claro que há mais questões, por exemplo a dos filtros, que são muito importantes na exploração da informação, e as ligações entre visualizações para umas reagirem a mudanças / clicks noutras. Mas no essencial o que acabamos de referir já é suficientemente elucidativo.

______________________________________________________


POWER BI - O LICENCIAMENTO POWER BI PRO

Este é o ponto de entrada do licenciamento pago de Power BI. As licenças permitem publicações com segurança, nomeadamente em que o link da publicação ao ser usado exige sign-on (login e password).

É um Licenciamento que nos parece suficiente para muitas das Soluções pretendidas em particular articulado como nosso Módulo M509 - Gestão de Dados e Acessos a BI.

São este tipo de licenças que em geral são usadas no nosso Serviço S509 - Serviço de BI Processing.

 

 

Contacte-nos!
Na Minimal estamos totalmente disponíveis para o ouvir e apoiar.