Módulos Universais - Minimal.pt Software de Gestão


Click aqui e Teste a Nuvem!
     (pode ser até com telemóvel)




O Saber das Histórias Tradicionais!

H

Oferta da AltogaGreen, nossa parceira no Projeto Altoga
 
Mais Histórias!

Estimativas
de Preços

São muitos Módulos, da Comunicação e Suporte geral
aos RH e às Áreas Financeiras e Operacionais.

Mas não são para implementar todos de uma vez,
defendemos os ganhos passo a passo.

... e como os Módulos se encaixam numa arquitetura única,
poderá ter um ERP dos melhores e mais completos!
 



Software de Gestão proposto pela Minimal

Módulos Universais para todas as Organizações

A partir de 9 EUR / Mês! (Click aqui para saber mais)

 


 

 

 

 

Click nos Códigos dos Módulos para saber mais.  Veja os Vídeos para aprofundar.

    Video

Instituições e Pessoas

 

 

Comunicação e Suporte Geral

 

M505 - Gestão Documental na Web

 

uma boa Gestão Documental é cada vez mais essencial às Organizações.

 

Este Módulo permite constituir e gerir um Arquivo Geral organizador e integrador de Documentos e, assim, acrescentar muito valor à Organização.

 

E o ser na Web faz toda a diferença - está disponível a qualquer momento e a partir de qualquer lugar para quem esteja autorizado.

 

Este Módulo centra-se nos Registos de Itens Documentais aos quais estão associados Documentos e Ficheiros (e outros objetos), quer digitalizados na Nuvem, quer também sob outras formas em outros locais.

Os Itens Documentais organizam-se em Estruturas de Pastas, em Arquivos.

Aos Itens Documentais podem ser associados Trâmites Administrativos, registos de tratamentos dados aos Documentos.

 

E com isto é, também,  mais fácil cumprir os requisitos de Qualidade ISO 9001:2015.

 

 Video

 

 

M510 - Expediente e Gestão Documental

 Este Módulo baseia-se nos conceitos de Itens e Eventos de Expediente, ligados a Documentos e outros tipos de Objectos, em particular no que respeita à sua Entrada, Saída e Acompanhamento na Organização.

 

Pode começar apenas pelas Entradas e Saídas do Expediente.

 

Depois poderá implementar o acompanhamento da Circulação Interna dos Documentos e inclusive os Atos Administrativos sobre os mesmos.

 

Atos Administrativos como Comentários e Informações sobre os Documentos, determinação de Procedimentos a seguir, Aprovações e Despachos em geral.

 

E pode implementar também a Digitalização de Documentos e, se quiser, o fim da Circulação de Papel.

 

E cumprindo sempre os requisitos da Qualidade ISO 9001:2015.

 

 Video

 

 

M520 - Gestão de Biblioteca / Títulos

Muitas organizações têm uma biblioteca nem que seja apenas de revistas e livros técnicos, de legislação e outros, para suporte à sua actividade.

Até particulares têm muitas vezes milhares de Itens de todo o tipo cujo cadastro e indexação pode ser feito com o presente Módulo
 
E há, claro, as bibliotecas mais tradicionais, por exemplo de Escolas, Autarquias, Associações e outras Entidades.

O âmbito dos Títulos a gerir pode ir muito para além de livros e revistas. Pode incluir Títulos de Músicas Vídeos, Filmes e Espetáculos, Comunicações, Artigos e Programas de Conferências, Eventos, Blogs, Rádio, TV, etc.
 
Com este Módulo pode gerir essas Bibliotecas e Títulos, da Organização Temática, ao Cadastro dos Títulos, sua ligação a Autores e outros Intervenientes, sua Circulação e Empréstimos.

 

  Video

 

 

M530 - Gestão da Qualidade


Cabe aos SGQs, Sistemas de Gestão da Qualidade, assegurar que haja conformidade nos Processos, Produtos e Serviços considerados críticos nas Organizações.

Conformidade entre o que existe e acontece, e o que foi estabelecido e dever existir e acontecer. E, caso ocorram inconformidades, contribuir para as resolver.

Para isso, este Módulo suporta um Repositório Geral de Informação e Documentação sobre os Processos do Negócio e as Entidades, Objetos e Eventos relacionados.

Também suporta o tratamento específico e documentável de Eventos como Reuniões, Decisões, Planos, Objetivos e Metas, Comunicações, Testes, Calibragens, Reclamações, Inconformidades e Auditorias, bem como de Itens cuja conformidade deva ser analisada pelos SGQs, sejam procedimentos dos Processos, competências e outros atributos das Entidades, ou características de Produtos e Serviços.

Disponibiliza Alertas, Estatísticas e Outputs Dinâmicos e integra-se com a nossa Gestão Documental.

 

   

 

M535 - Avaliação de/por Terceiros


Quer ter Qualidade ISO  9001:2015?

 

Isso exige que a sua Organização seja avaliada por Terceiros, e que Terceiros sejam avaliados pela sua Organização.

 

Terceiros que poderão ser Clientes e Fornecedores, mas também outros com os quais a sua Organização se relacione.

 

Para isso pode contar com este nosso Módulo para gerir, na Web, os seus Processos, Subprocessos e Avaliações de e por Terceiros.

E tudo de forma integrada com o nosso Módulo M530 para a Gestão da Qualidade, caso o tenha também subscrito.

 

 Video 

 

 

M500 - Notas, Assuntos e Tarefas


Beneficie de uma forma  de Comunicação simples, eficaz e controlada de acordo com os requisitos ISO 9001:2015.

 

Não é como o e-mail em que os assuntos ficam dispersos pelas caixas de correio e não se podem reconstituir nem auditar.

 

Fica tudo centralizado numa base de dados e acessível na sua totalidade a quem tenha autorização para tal.

 

E também terá um Caderno Eletrónico Partilhado em que se aponta o que é relevante para os Assuntos e Tarefas em curso.  

 

  Video 



 

 

Área Operacional

 

M155 - Gestão de Consumos / Stocks

 

Quer controlar melhor os seus Consumos? O seu Economato ou Almoxarifado? Agilizar as Requisições Internas dos Consumos das Pessoas e Departamentos?

 

E se consumir Matérias Primas na sua Fábrica também quer controlar melhor esse Processo?

 

A Gestão dos Consumos e dos Stocks das Organizações pode ser otimizada com este Módulo.

Inclui o tratamento dos Planos e Pedidos de Consumos, sua satisfação e Guias de Transporte / Entrega, bem como das Entradas em Stocks. Automatiza os reflexos dessas Saídas e Entradas em termos dos Stocks, da Contabilidade e do Orçamento.

Implementa o Custo Médio e do Último Custo e o controlo das Quantidades: Quantidade Atual, da Quantidade Cativa, Entradas em Curso e Saídas em Curso.

 

Implementa Alertas e Estatísticas de Consumo e os Inventários.

Video

 

M155C - Gestão de Consumos / Stocks Clínicos

 

Este Módulo, integrando com o M155 - Consumos / Stocks que também tem de estar subscrito, ligado a um Código de Paciente, e ao Processo, Procedimento / Cirurgia / Recobro e ao Médico / Empresa, permite associar e disponibilizar os consumos por estas variáveis.

Permite gerir a Arquitetura / Catálogo dos Produtos, Múltiplos Armazéns, Produtos e Lotes, Localização nos Armazéns e Instalações aos fins em vista.

A abertura e manutenção dos Códigos de Paciente / Utente a que serão associados os Consumos. O Cadastro dos Processos, Procedimentos / Cirurgias / Recobros e dos Médicos / Empresas ligados aos Códigos de Paciente / Utente. O Registo das Requisições e Satisfação das mesmas, com afetação de Stocks, associadas aos Códigos de Paciente;

Disponibiliza Estatísticas destes consumos por Unidades Organizativas e Produtos bem como Pacientes, Processos, Procedimentos / Cirurgias / Recobros e Médicos / Empresas e outros outputs para análise dos consumos, incluindo gráficos diversos bem como listagens definíveis pelos Utilizadores.

Tudo isto de forma integrada com o que o M155 disponibiliza.

 

 

 

M330 - Gestão de Equipamentos e Instalações

Tem Equipamentos e Instalações para gerir? Este Módulo pode ajudá-lo!

A manutenção do Cadastro, da Caracterização dos Equipamentos e Instalações sua Arquitetura e Atribuições / Alocações, Integração com o Helpdesk, Manutenções e Revisões, Reparações e Outras Intervenções, Consumos, Produções, Seguros, Sinistros, Rastreamento e mapeamento via Google Maps e Estatísticas.

 

Tudo isto de uma forma simples e eficaz na Nuvem!

 

Video

 

M360 - Gestão de Imóveis

 

Este Módulo destina-se à Gestão de Imóveis organizados em 4 Categorias: Edifícios, Frações, Terrenos e Lotes.

Pode ser articulado com o M270 - Gestão do Património, nomeadamente em termos contabilísticos, fiscais, depreciações, etc.

Cobre desde a Gestão Documental associada aos Imóveis, à sua Caraterização, Manutenção / Eventos e Intervenções, Seguros e Sinistros.

Destacam-se, para além da tipificação dos Imóveis, a associação de Atributos / Itens a definir pelo Utilizador e a Localização geográfica via Google Maps.

É diferenciador o Sistema que disponibiliza para colocação de Tickets via Web, para comunicação e/ou solicitação de Eventos e Intervenções e para acompanhamento desses Tickets e Tarefas asociadas até à sua conclusão. Nomeadamente controlando e apurando tempos e custos.

 

 

 

       

M310 - Gestão de Projetos / Obras

 

Na atividade da sua Organização tem Projetos / Obras que se caraterizam por serem constituídos por Itens a Executar com base em Insumos diversos?
 
Este Módulo pode ajudá-lo.

Inclui a Orçamentação, o Planeamento e o Acompanhamento e Execução dos Projetos / Obras, quer na vertente Financeira dos Custos e Proveitos e dos Preços de Custo e Venda, quer na vertente Operacional dos Itens a Executar, dos seus Insumos e dos Pagamentos e Recebimentos.

Elaboração de Propostas, Planos de Consumos, a relação entre Insumos e Itens, incluindo a Composição de Preços, o Input para Requisições e Faturação. Cronogramas de Execução, de Custos e de Proveitos. Outputs Dinâmicos e Estatísticas.

Tem tudo isto à sua disposição!

Video

   

 

M315 - Gestão de Operações e Micro-Operações

 Este Módulo destina-se à Gestão de Operações repetitivas organizadas em termos de Micro-Operações, normalizadas e pré-definidas e visando um fim e/ou aplicando-se a um objeto.

Parte-se de um Catálogo de Micro-Operações para serem usadas na organização das Operações em termos, nomeadamente, de Planeamento, Execução, Controlo, Valorização e Facturação.

Da relação entre Insumos e Operações e/ou Micro-operações, incluindo a Composição de Preços, segue-se para o Registo da aplicação das Micro-operações ao fim ou ao objeto em causa.

Consegue-se a Orçamentação, o Planeamento e o Acompanhamento e Execução das Operações e Micro-operações, quer na vertente financeira dos custos e proveitos e dos preços de custo e venda, quer na vertente operacional das Micro-Operações a Executar e dos seus Insumos.

Há ligação com outros Módulos, nomeadamente e termos de Propostas, Contratos, Encomendas, Planos de Consumos, Requisições, Stocks e Faturação. Outputs Configuráveis e Estatísticas.

 

 

 

M320 - Veículos / Gestão de Frotas

 

Mesmo que não tenha uma grande Frota, se tem alguns Veículos, de qualquer tipo, pode ganhar muito em controlá-los melhor.

Por Veículos não se entende apenas Veículos comuns de Carga ou Passageiros, mas também Veículos Industriais e Agricolas de todos o tipo como Veículos de Escavação e Terraplanagem, Ceifeiras / Debulhadoras, Gruas, etc.

Este Módulo inclui o Cadastro / Caracterização dos Veículos, sua Atribuição / Alocação, Intervenções, Consumos, Seguros, Sinistros, e, se integradeo com o M325, Rastreamento, Percursos e Viagens.

Um bom controlo dos Abastecimentos, Lavagens, Revisões, Pneus, Baterias, Reparações e Despesas em geral, dos Valores Seguros e dos Sinistros, o Rastreamento e mapeamento via Google Maps e a boa gestão dos Percursos e das Viagens podem diminuir em muito os seus custos e melhorar o desempenho da sua Frota.

Video

 

M325 - Operações Veículos

 

Este Módulo destina-se à Gestão de Operações repetitivas organizadas em termos de Micro-Operações, normalizadas e pré-definidas e ligadas à atividade de Veículos.

Em geral tem a ver com transporte de Carga Geral e/ou Equipamentos em Percursos determinados. Uma Operação é um ciclo.

Por exemplo, os Camiões de Recolha de lixo fazem circuitos para Recolhe do mesmo e entrega em determinadas instalações / aterros. Cada noite é um ciclo, uma Operação, com Micro-operações definidas por tipo carga, em que se controla que pessoas estiveram ligadas à operação, pesos, quilómetros, etc.

Outro exemplo, aos Camiões que vão a um Porto entregar ou buscar uma carga podem associar-se Operações decompostas em partes, em Micro-operações. O mesmo em relações a camiões que fazem distribuição de Pão, garrafas de Gás, etc.

Note-se que no nosso Módulo M305 - Logística Cargas também se gerem transporte de Cargas. Mas destina-se a Operações mais abertas e até multimodais, com uma variedade das Operações e Micro-operações muito superior, que pode contemplar vários meios de transporte, realidades como as dos Portos e Entrepostos, Parquemantos, Transbordos, Assemblagem e Desassemblagem de Cargas, Controlos Aduaneiros e outros, etc. Se o Módulo M325 responder às necessidades, é menos complexo e mais eficaz o seu uso em vez do M305.

 

 

 

 

M305 - Logística Cargas

 

Este Módulo destina-se à Gestão da Logística de Cargas, traduzida em Operações organizadas em termos de Micro-Operações.

O foco são as cargas e a operacionalização da sua Logística em termos, nomeadamente, do seu manuseio, receção e entrega, carga e descarga, parqueamento, assemblagem e desassemblagem, transporte, transbordos, entrepostos, portos, alfandegas, etc. usando vários tipos de transporte e outros equipamentos.

Em geral tem a ver com Carga Geral, Graneís Sólidos e Líquidos, Equipamentos, Veículos e Contentores.

As Operações e Micro-operações são Orçamentadas, Planeadas e é feito o Acompanhamento e Execução das mesmas, quer na vertente financeira dos custos e proveitos e dos preços de custo e venda, quer na vertente operacional das Micro-Operações a Executar e dos seus Insumos.

É possível a ligação com outros Módulos, nomeadamente e termos de Propostas, Contratos, Encomendas, Planos de Consumos, Requisições, Stocks e Faturação. São disponibilizados Outputs Configuráveis e Estatísticas.

Note-se que no nosso Módulo M325 - Operações Veículos também se gerem transporte de Cargas. Mas são Operações mais repetitivas e fechadas. A variedade das Operações e Micro-operações é muito menor. Se o Módulo M325 responder às necessidades, é menos complexo e mais eficaz o seu uso em vez do M305.

 

 

       

M150 - Gestão de Compras

 

Quer controlar melhor as suas Compras? Agilizar as Requisições Internas de Compras das Pessoas e Departamentos?

A Gestão das Compras das Organizações pode ser otimizada com este Módulo.

Inclui o tratamento dos Planos e Pedidos de Compras até à sua satisfação.

Inclui portanto informação sobre Preços de Potenciais Fornecedores, Consultas ao Mercado e tratamneto das respostas às mesmas até à à emissão da Encomenda e acompanhamento da sua satisfação.

Pode-se automatizar reflexos dos procedimentos em termos dos Stocks, da Contabilidade e do Orçamento.

Implementa Alertas e Estatísticas de Compras por Departamentos e/ou Atividades, Produtos, etc.

 

Note-se que este Módulo se aplica à Gestão de Compras de Todo o tipo, independentemente de o seu uso se justificar, sobretudo, quando a atividade operacional da Organização necessitar de compras constantes e atempadas de Produtos e Serviços diversificados, de diversas origens e elevado valor.

   



 

 

Área Financeira

 

M240 - Gestão da Tesouraria

 

Controlar os Recebimentos e Pagamentos, a Conciliação Bancária e o dinheiro de que vai dispor no futuro?
 
Contabilizar automaticamente os Movimentos de Tesouraria?
 
Este Módulo responde a estas necessidades de uma forma simples e eficaz.
 
Inclui o Registo dos Pagamentos e Recebimentos em data efeitivas ou previstas e o consequente controlo das disponibilidades atuais e previsionais. Por Contas, Terceiros e Contratos, Classes de Tesouraria, pode ver o futuro financeiro da sua Organização.

Posibilita o adequado controlo de Fundos de Maneio, Caixas e Cartões de Créedito.

Permite a obtenção de Contas Correntes de Terceiros quer em termos de detalhe quer em termos de Saldos em datas determinadas. Contas Correntes que poderão ser facilmente disponibilizadas, inclusive por email.

Inclui ainda, entre outras facilidades, os Movimentos com Bancos e Transferências de Fundos, a Emissão de Documentos típicos de Tesouraria e a Conciliação Bancária que pode ser automatizada.

Inclui a automatização dos reflexos dos Movimentos de Tesouraria, em particular na Contabilidade, nas Contas Correntes e no Orçamento, bem como instrumentos de produtividade como o parcelamento de pagamentos e recebimentos ou os encontros de contas.

Permite implementar Orçamentos de Tesouraria.

Suporta ainda um conjunto de facilidades para obtenção de Estatísticas, incluindo a sua expressão em Gráficos, e Quadros e Outputs definidos pelo Utilizador.

 

Video

 

M210 - Documentos Comerciais e Fiscais

Este Módulo suporta todos os Documentos Comerciais Fiscais em Geral. Trata do registo, emissão e manipulação de Documentos Internos, de Documentos Nossos para Terceiros e de Documentos de Terceiros de todo o tipo, incluindo também o suporte à Faturação em Geral e a Pontos de Venda (POS).

É portanto mais amplo em termos da diversidade de documentos a tratar do que o Módulo M160 e suas variantes que se focam especificamente em vendas.

É parametrizável para poder suportar grande variedade de informação a registar e/ou a determinar automaticamente, nomeadamente preços, descontos, condições de compra, venda, manuseio e outros textos. Para flexibilizar a impressão. E para tratar uma grande variedade de Impostos, incluindo o IVA.

Permite gerar automaticamente os Documentos a partir de Modelos pré definidos e/ou de Contratos e outros Itens de outros Módulos nossos.

Inclui a automatização dos reflexos dos Documentos, em particular na Contabilidade, nas Contas Correntes, no Orçamento, na Tesouraria, no Património e nos Stocks, bem como instrumentos de produtividade como a Associação de Documentos em Cadeias e a Transformação de Documentos.

Suporta ainda um conjunto de facilidades para obtenção de Estatísticas, incluindo a sua expressão em Gráficos, e Quadros e Outputs definidos pelo Utilizador.

Deve ser tido em conta que em alguns países é exigido que a emissão de Faturas e Guias seja feita por programas especificamente certificados no país. Nesses casos e para essa emissão, o presente Módulo deve ser articulado com um desses programas. Os nossos Consultores poderão ajudar a concretizar essa articulação quando necessária.

 Video

 

 

M160 - Faturação e Documentos de Vendas em Geral

Este Módulo foca-se na Faturação e Documentos de Vendas em Geral, disponibilizando um amplo leque de facilidades para agilizar e tornar eficiente a produção e tratamento dos Documentos e Processos correlacionados.

Permite tratar os Documentos Comerciais relativos a Vendas como a Faturação e Guias de Transporte e afins bem como restantes documentos associados a Vendas como Orçamentos / Propostas, Faturas Pro forma, etc.

É parametrizável para poder suportar grande variedade de informação a registar e/ou a determinar automaticamente, nomeadamente preços, descontos, condições de venda e outros textos. Para flexibilizar a impressão. E para tratar uma grande variedade de Impostos, incluindo o IVA.

Permite gerar automaticamente os Documentos a partir de Modelos pré definidos e/ou de Contratos e outros Itens de outros Módulos nossos.

inclui o suporte a Pontos de Venda (POS) o que é uma importante diferenciação em relação a produtos só orientados para a Faturação tradicional em Backoffice.

Inclui a automatização dos reflexos dos Documentos, em particular na Contabilidade, nas Contas Correntes, no Orçamento, na Tesouraria, no Património e nos Stocks, bem como instrumentos de produtividade como a Associação de Documentos em Cadeias e a Transformação de Documentos.

Suporta ainda um conjunto de facilidades para obtenção de Estatísticas, incluindo a sua expressão em Gráficos, e Quadros e Outputs definidos pelo Utilizador.

Deve ser tido em conta que em alguns países é exigido que a emissão de Faturas e Guias seja feita por programas especificamente certificados no país. Nesses casos e para essa emissão, o presente Módulo deve ser articulado com um desses programas. Os nossos Consultores poderão ajudar a concretizar essa articulação quando necessária.

 Video

 

 

M161 - Faturação e Guias Certificadas PT AT para Portugal

Este Módulo constitui a variante ao M160 para Portugal. Inclui o Programa M160-PT-FEC certificado pela Autoridade Tributária Portuguesa, e por isso é específico para PT, suportando, em particular, as Faturas e Guias de Transporte e afins Certificadas, com comunicação à Autoridade Tributária, incluindo o SAF-T(PT) e a Declaração Mensal de Faturação.

Este Módulo foca-se na Faturação e Documentos de Vendas em Geral, disponibilizando um amplo leque de facilidades para agilizar e tornar eficiente a produção e tratamento dos Documentos e Processos correlacionados.

Permite tratar os Documentos Comerciais relativos a Vendas como a Faturação e Guias de Transporte e afins bem como restantes documentos associados a Vendas como Orçamentos / Propostas, Faturas Pro forma, etc.

É parametrizável para poder suportar grande variedade de informação a registar e/ou a determinar automaticamente, nomeadamente preços, descontos, condições de venda e outros textos. Para flexibilizar a impressão. E para tratar uma grande variedade de Impostos, incluindo o IVA.

Permite gerar automaticamente os Documentos a partir de Modelos pré definidos e/ou de Contratos e outros Itens de outros Módulos nossos.

inclui o suporte a Pontos de Venda (POS) o que é uma importante diferenciação em relação a produtos só orientados para a Faturação tradicional em Backoffice.

Inclui a automatização dos reflexos dos Documentos, em particular na Contabilidade, nas Contas Correntes, no Orçamento, na Tesouraria, no Património e nos Stocks, bem como instrumentos de produtividade como a Associação de Documentos em Cadeias e a Transformação de Documentos.

Suporta ainda um conjunto de facilidades para obtenção de Estatísticas, incluindo a sua expressão em Gráficos, e Quadros e Outputs definidos pelo Utilizador.
 

 Video

 

 

M280 - Gestão de Contratos

 

O Contrato constitui uma dimensão que atravessa todo o nosso ERP.  Está nos Documentos Comerciais e Fiscais, nos Movimentos de Tesouraria, nos ReEcursos Humanos, nas Imputações Contabilíticas, sendo uma das dimensões da Contabilidade, nas Áreas Operacionais e de Suporte, nas Soluções Setoriais, etc.

 

Por isso na generalidade dos Módulos podem-se registar e aceder a Contratos. Mas este Módulo M280 vai mais longe e visa a Gestão dos Contratos em si.

Mais do que um documento legal, o Contrato é aqui visto como um conceito e um instrumento de Gestão para enquadrar operações do negócio. Em muitas empresas são chamados de "Processos", no sentido de Assuntos organizados em Pastas. Neste Módulo, podem-se tratar estes "Processos" como "Contratos”. Tratar o ciclo de vida dos Processos / Contratos. Criação, acompanhamento, faturação, pagamentos, renovação / cessação, etc.

Ajuda a gerir Operações do Negócio, registando o seu Âmbito, Terceiros / Intervenientes, Princípio, Fim e outras datas, Valores, Responsável, Objetivos, Tópicos, Eventos, Itens Documentais, Produtos, Conexões e Regras próprias entre outros. Quando haja lugar à Emissão de Contraos, a mesma pode ser automatizada.

Ajuda a controlar processos de renovação, atualização de preços e de garantias contratuais. Os diversos Prazos de Validade associados. Controlar Custos e Proveitos, Rentabilidades, Fluxos Financeiros e Quantidades associadas.
 

 

 

 

M270- Gestão do Património

 

O tratamento do Património é muitas vezes descurado nas Organizações. Mas é cada vez mais importante.

O tratamento Legal / Contabilístico / Fiscal dos bens, o Histórico dos Eventos associados, o seu Rastreamento e a sua Gestão Administrativa e Técnica integrada podem ser obtidos facilmente com este Módulo.

Inclui o Cadastro e Ficjas dos Bens, Depreciações / Amortizações, Abates e Reavaliações e seus Reflexos Contabilísticos Automáticos, Imputações de Custos, o registo de Eventos em Geral associados aos Bens, as Transferências e a Associação de Valores Diversos; o Inventário dos Bens e das suas Condições de Funcionamento.

O tratamento Ótico ou por RFID e o rastreamento dos bens com mapeamento via Google Maps também é disponibilizado. A localização dos Bens e os Inventários podem ser feitos com dispositivos móveis, inlclusive telemóveis.

É assegurada a integração em termos de Gestão Técnica com os Módulos dos Equipamentos, Veículos, Imóveis, Consumos / Stocks e Helpdesk, para tratamento do seu Funcionamento, da manutenção, dos consumíveis, dos seguros dos Itens e eventuais Sinistros, e do apoio à utilização dos equipamentos e outros bens de uso mais complexos.

Suporta ainda Estatísticas e Quadros e Outputs Dinâmicos configuráveis pelos Utilizadores.

Video

 

M200 - Contabilidade de Gestão

 

Contabilidade só para as obrigações legais?

E as necessidades da Gestão? Pois bem, este Módulo é orientado à Gestão.
 
Responde a situações simples de forma prática e expedita, mas também inclui a possibilidade de se usar múltiplos Planos de Contas e até mais de duas dezenas de dimensões para análise e apoio à Gestão. Pode funcionar integrado com os Orçamentos se os mesmos estiverem implementados.

Sendo uma Contabilidade para a Gestão, disponibiliza uma grande variedade de Indicadores e Gráficos, Estatísticas e Quadros e Outputs Dinâmicos configuráveis pelos Utilizadores.

Os lançamentos podem ser totalmente automatizados, quer a partir de Documentos e da Tesouraria, quer a partir da de Inputs Diretos na Contabilidade, quer usando Chaves de Imputação e Repartição, quer importando Movimentos de Outros Subsistemas.

Suporta as necessidades contabilísticas, quer em termos de Planos Oficiais de Contas e de Planos auxiliares de Gestão e Reporting, quer em termos de Contabilidades Analíticas e dos Indicadores de Gestão.

Para além de Contabilidades Privadas, este Módulo também suporta Contabilidades Públicas com as suas caraterísticas específicas. Por exemplo, em Portugal, suporta quer a compatibilidade com o SAF-T(PT) e com o SNC quer o cumprimento dos Requisitos da DGO para a Administração Pública.

Dada a grande diversidade das situações e práticas de Gestão, podem ser necessárias parametrizações à medida e/ou articulações com outros planos de contas e programas, por exemplo para prestações especiais de contas públicas e/ou a empresas-mãe. Os nossos Consultores poderão ajudar a concretizar essas parametrizações e articulações quando necessárias.

Video

 

M230 - Controlo Orçamental

 

Gostaria de ter um Controlo Orçamental, mas simples e eficaz que lhe não consumissem muitos recursos?
 
Com este Módulo pode ter um Orçamento e controlar a sua Execução com base nos desvios entre os valores previstos e os valores que vão sendo efetivamente realizados.

Inclui a Preparação e Carregamento de Orçamentos, a alimentação dos Valores Realizados por input direto e/ou automaticamente a partir da Contabilidade e/ou dos Documentos e da Tesouraria; a alteração dos orçamentos inicialmente previstos e controlo dessas alterações; a evidenciação do Previsto, do Realizado e dos respetivos Desvios, Balancetes e, como a generalidade dos Módulos, Gráficos.

Note-se que é possível fazer evoluir o Orçamento para Soluções mais complexas, em particular para a implementação de fases na despesa. Isto é mais típico de grandes Organizaçeões e em particular de Organismos Públicos.

Por exemplo, a terminologia e aas Fases da Despesa divergem de Sistema para Sistema, de País para País, mas podemos estar a falar em fases como Autorização / Planeamento, Cabimento / Empenho, Compromisso, Execução / Liquidação / Obrigação, Autorização de Pagamento, Pagamento.

Para estes casos mais complexos temos variantes como o Módulo M235 (que cumpre os Requisitos da DGO para a Administração Pública Portuguesa) e podem ser feitas parametrizações à medida e/ou articulações com outros programas. Os nossos Consultores poderão ajudar a concretizar essas parametrizações e articulações quando necessárias.



 

 

Recursos Humanos

 

 

S409 - Gestão Administrativa RH e Outsourcing Salários

 

Podemos garantir-lhe que com a opção pelo nosso Outsourcing do Processamento de Salários, nos países onde disponibilizamos este Serviço, não perde acesso à informação.

 

Bem pelo contrário pode aceder aos seus dados a qualquer momento, a partir de qualquer lugar.

 

Quer racionalizar custos e focar-se no que é essencial para a sua Organização?

 

Escolha a nossa Solução para a Gestão Administrativa dos Recursos Humanos, incluindo o Outsourcing do Processamento de Salários.

Video

 

 

M420 - Cadastro dos Recursos Humanos

 Acha essencial ter o Cadastro dos Empregados e outros Colaboradores sempre atualizado e acessível a qualquer momento a partir de qualquer lugar?

 

Este Módulo é a resposta.

Por ser na Web, pode ser acedido pelo Portal dos Empregados o que é mais uma garantia de uma atualização permanente e eficaz.

 Video 

 

M421 - Ponto, Acessos e Tempos

 

Porque não dispensar equipamentos tradicionais e usar este Módulo para um controlo do Ponto dos Empregados e de outros acessos?

 

Bem como, do registo dos tempos de tarefas?

 

Um controlo simples, eficaz e económico, via Web.

Pode visualizar as presenças em tempo real. Podem ser introduzidas mensagens no Ponto.

 

Basta qualquer dispositivo com acesso à Web, até um telemóvel.

Mas também pode beneficiar deste Módulo integrando nele dispositivos tradicionais
como os biométricos, RFID e outros.

Video

 

 

 

M4MH - Escalonamento e Mapas Horários de RH

 

Visa suportar ao Escalonamento das Pessoas nos casos em que não têm horários fixos, para uma melhor gestão dos seus tempos de presença e ocupação.

O detalhe do escalonamento pode exigir apenas a atribuição por Pessoa, dia a dia, do horario a praticar. Visualmente cada pessoa terá, por mês, uma linha com o seu horário para cada dia do mês.

Se se pretender um maior detalhe por dia, cada Pessoa terá também  uma linha num Mapa diário com, por exemplo, 48 células para se poder codificar não só as suas presenças e ausências, mas também a natureza do trabalho a realizar ou realizado em cada célula.

Video

 

 

 

M4GF - Gestão de Férias de RH

 

 

A Gestão de Férias envolve diversos intervenientes: os Empregados, as suas Chefias e o Departamento de RH.

Este Módulo reune as facilidades necessárias para suportar essa Gestão,  começando pela determinação das Férias Adquiridas, o registo pelos Empregados das Férias Planeadas e o seguimento das mesmas incluindo a sua Aprovação pelas Chefias e a produção dos Mapas de Férias  para afixação.

 

Adicionalmente permite integrar o tratamento das Férias Gozadas nas  Conta Corrente de Férias de cada Empregado e emitir vários Outputs / Listagens de Controlo e Estatísticas.

 

Video

 

 

 

M4AC - Ajudas de Custo

 

Este Workflow destina-se ao registo e encaminhamento das Ajudas de Custo dos Empregados, incluindo a sua Aprovação.

Permite o registo das Ajudas de Custo pelo Empregado e/ou por quem deva tratar estas Ajudas, com indicação do Empregado em causa, local, período e eventual justificação e/ou autorização e/ou classificações.

 

O Sistema providenciará de acordo com regras parametrizadas a valorização das referidas Ajudas e outros efeitos.

Permite a emissão de Documentos para assinatura  e arquivo, a exportação de dados nomeadamente para a Contabilidade e Salários bem como Estatísticas diversas.

 

 

 

 

 

M4WD - Despesas dos Empregados

 

Este Workflow destina-se ao registo e encaminhamento das Despesas dos Empregados, através de vários passos, incluindo os da sua Aprovação.

Começa por um pedido de um adiantamento ou logo pelo registo das Despesas pelo Empregado, sua descrição,  justificação, classificação e indicação dos documentos de suporte às mesmas, seus valores, datas e Impostos.

Prossegue com os passos subsequentes definidos, com elegibilidade automática dos Intervenientes tendo em conta o departamento, ligação hierárquica, valores em causa, etc.

Permite a emissão de Documentos para assinatura  e arquivo, a exportação de dados nomeadamente para a Contabilidade e Salários bem como Estatísticas diversas.

 

Video

 

M422 - Movimentos Mensais de RH

 

Quer um Portal para os Movimentos Mensais necessários aos processamentos de remunerações e à assiduidade?

 

Trabalhar de uma forma tecnologicamente centralizada embora funcionalmente descentralizada, isto é, próxima das operações?

Em que até os próprios Empregados podem introduzir alguns tipos de registos e justificativos a validar pelos seus Chefes, implementando um Self-Service ágil e redutor de custos?

 Video

 

 

 

M423 - Viagens e Ajudas de Custo

 

Muitas Viagens difíceis de gerir?

 

Para além do tratamento das Ajudas de Custo associadas, tenha também o registo de informação e eventos relevantes para as viagens.

 

Por exemplo, percursos, horários, locais de estadia, bilhetes, dados dos documentos do viajante, vistos, vacinas e similares, seguros, procedimentos em situações de emergência, reservas, composição de grupos, contatos  e outros.

 

M424 - Comparticipações em Despesas

Muitas Organizações comparticipam despesas dos seus Empregados em áreas como Saúde, diretamente ou via seguros, Educação e outras.

 

É o que acontece no seu caso?

Este Módulo agiliza todo o processo comparticipativo desde o registo e tratamentos dos Documentos a Comparticipar, aos cálculos e aos pagamentos.

 

 Video

 

 

M429 - Processamento de Remunerações

Os Processamentos de Remunerações podem ser muito variados, gerais, seletivos (por departamento, por exemplo) e individuais, retroativos, etc.

 

Mas não basta fazer os cálculos e emitir os recibos!

São fundamentais os reflexos automáticos noutros Subsistemas e a emissão de múltiplos Outputs.

 

Reflexos na Contabilidade e no Orçamento se existir, as ordens de transferência para os Bancos, os outputs para a Segurança Social, Seguros e muitos outros legais ou para a Gestão.

E são precisas estatísticas e gráficos como os que os nossos Módulos disponibilizam.

 

 

 

M430 - Funções e Postos de Trabalho

Suporta a análise e especificação das diferentes funções presentes na Organização bem como dos respetivos Postos de trabalho.

Nomeadamente permite a definição dos Postos de Trabalho, das Tarefas por Posto Trabalho / Função, dos Requisitos / Competências necessários para o seu desempenho e a identificação dos critérios de Avaliação por posto de trabalho / função.

Adicionalmente permite o relacionamento das Pessoas cadastradas no Sistema, inclusive a nível do Módulo de Recrutamento, com os diferentes Postos de Trabalho / Funções de forma a determinar quem melhor os pode preencher.

 

 

 

M440 - Recrutamento

 

Quer ter uma Base de Candidaturas Online?

 

Manter uma Base de Informação atualizada sobre Candidatos e Candidaturas bem como em ter uma aplicação para o suporte às Ações de Recrutamento e seus Processos de Seleção em todas as suas fases, incluindo Avaliações dos Candidatos?

Com este Módulo pode inclusive usar o Portal que disponibilizamos para candidaturas pela Web.

 

E a comunicação com os candidatos pode ser muito agilizada não só via este Portal mas também com a emissão de emails e cartas automáticas.

Video

 

 

M450 - Avaliação do Desempenho

 

Quer Avaliar os Empregados para ter uma base objetiva para incentivos, reforço da autoridade e ajuste das remunerações? Ou para responder a requisitos legais?

 

A medição de desempenho individual e das equipes, a identificação do potencial dos empregados, a determinação das necessidades de aperfeiçoamento / formação é essencial a uma boa Gestão.

Sendo na Web tudo é facilitado desde a autoavaliação dos Empregados até às avaliações pelos Avaliadores que podem ser feitas na própria Aplicação. Pode-se inclusive dispensar o uso de papel se isso for pretendido.

Video

 

 

M460 - Gestão da Formação

 

Quais as Necessidades de Formação dos Empregados e Colaboradores da sua Organização?

 

Como Planear a Formação, Acompanhar as Ações de Formação, e Controlar os Recursos e Custos envolvidos na Formação?

Cursos e Ações de Formação, Eventos, Inscrições, Assiduidade e registos de Avaliação, Alocação dos Recursos, consumos e Custos da Formação, são tratados de uma forma simples e eficaz por este nosso Módulo na Web.

Video

 

M470 - Medicina no Trabalho

 

Muitos Exames Médicos para Controlar e Comunicar?

 

Este módulo permite registar e controlar informações relacionadas com a Medicina no Trabalho, incluindo o registo do Estado de Saúde dos Empregados e das Doenças Profissionais e Acidentes de Trabalho.

Permite gerir os Exames Médicos a que os colaboradores foram submetidos ou que estejam planeados bem como os Acidentes de Trabalho e as Doenças Profissionais com todos os seus Eventos (Hospitalização, Seguros, Autoridades envolvidas, etc.) a eles associados.

 

Video

 

 

M490 - Portal RH do Empregado

 

Como envolver e motivar os Empregados contribuindo para a melhoria da comunicação interna, da eficiência, da qualidade e do prestigio da Organização?

 

O Portal do Empregado permite também criar um suporte à Comunidade dos Empregados o que acrescenta valor à Organização.

 

Inclui a comunicação com o Departamento de RH, a disponibilização Online da informação do Empregado que para ele é relevante e as possibilidades de Self-Service.

Video

 

M491 - Portal RH das Chefias

 

É importante para si promover o envolvimento e motivação das Chefias, bem como dos respetivos Empregados? 

 

Agilizar os Processos e Reduzir Custos?

 

Este Módulo contribui para a melhoria da comunicação interna e da autoridade, prestigia a Organização e é um importante meio para melhorar a qualidade e a eficiência dos Processos, inclusive implementando facilidades de Self-Service .

Inclui informação sobre o Cadastro dos Empregados, Assiduidade, Remunerações, Avaliação do Desempenho, Formação, Medicina no Trabalho e Outras, bem como Indicadores Estatísticos.

Video

 

 

M495 - Indicadores de Gestão de RH

 

Suporta a produção e disponibilização dos Indicadores de Gestão dos Recursos Humanos, parametrizáveis Organização a Organização, em particular Indicadores Gerais, sobre segmentações da Organização, e Indicadores Individuais, Empregado a Empregado.

Nos Indicadores Gerais destacam-se os Indicadores Demográficos, Indicadores de Rotatividade, Indicadores de Prestação do Trabalho e Indicadores de Remunerações.

No Indicadores Individuais são exemplos: Indicadores de Prestação do Trabalho e Indicadores de Remunerações.

Estes Indicadores para além de serem essenciais à Gestão suportam alguns outputs legais.

 Video

 



 

 

Fundamentos / Metodologias

 

F110 - Interface Altoga I

 

Os Módulos Altoga suportam a Gestão da generalidade das Organizações. Estamos falando de muitas Áreas e Módulos. No total disponibilizamos mais de 50 Módulos!

 

Como garantir que  um Utilizador que aprenda a trabalhar com um Módulo facilmente trabalhe com quaisquer outros?

É fundamental que exista um interface comum que  tem de ser simples e fácil de aprender, robusto, testado por muitos anos de experiência e abrangente em termos das facilidades que disponibiliza.

E tem de ser um interface 100% Web e incluir capacidades de Definição de Outputs, Gráficos e Estatísticas capazes de fornecerem, para além do apoio Operacional, inclusive os Dashboards necessários à Gestão.

 

Neste vídeo introduzimos as facilidades de uso mais geral do nosso Interface.

Video

   

 

 TOP

  


A Minimal está sempre pronta para o Apoiar!