Gestão de Tesouraria na  Nuvem, desde 19 EUR/Mês




Módulo M240, Gestão da Tesouraria, Atual e Previsional, na Web, tudo na Nuvem, basta ter Internet, tem acesso até por telemóvel, por 19 EUR/Mês para até 2000 Movimentos deTesouraria / Ano

Obter Preços para outros Volumes


Uma boa Gestão de Tesouraria é essencial em todas as Organizações. .

Mesmo em pequenas organizações, em que muitas vezes a Contabilidade e os Salários são feitos por Terceiros, é recomendável ter uma boa gestão interna da Tesouraria.

As informações ligadas à Gestão de Tesouraria têm de estar sempre atualizadas num Sistema e disponíveis Online para quem delas necessitar.

Claro que podem existir outros recursos mais importantes que os financeiros a longo prazo, como as Pessoas, o Conhecimento ou os Produtos diferenciados e inovadores.

No entanto, a curto / médio prazo, a gestão inadequada dos recursos financeiros de uma Organização pode colocar a sua sobrevivência em jogo, pelo que é vital ter uma boa ferramenta que ajude a bem gerir a Tesouraria.

Não se trata de gerir só o que respeita ao dia a dia em relação às disponibilidades que são necessárias assegurar para cumprir os compromissos e à melhor aplicação que deve ser dada às disponibilidades em sobra.

Trata-se também de gerir em termos previsionais, pois é essencial olhar para a frente e antecipar os problemas que possam surgir de forma a poder enfrentá-los e resolvê-los.



GESTÃO PREVISIONAL DE TESOURARIA

O Módulo M240 - Gestão de Tesouraria diferencia-se por várias razões, mas uma em particular é disponibilizar, também, para além de tudo o mais, um bom suporte para a Gestão Previsional de Tesouraria.

  • Para isso, nomeadamente, o Módulo permite e recomenda-se que se faça o mais cedo possível o registo dos Movimentos de Tesouraria, mesmo que sejam só previsões.
    • Com isso, já se consegue uma boa Gestão Previsional.

  • O Módulo também permite implementar, adicionalmente, um bom Controlo Orçamental de Tesouraria, o que pode melhorar ainda mais a Gestão Previsional.

A imagem abaixo resume o essencial da Gestão Previsional de Tesouraria.

AUTORIZAR ACIMA VISUALIZAR IMAGENS

Na imagem temos uma Visão Geral do que está em causa na Gestão Previsional, destacando um conjunto de pontos:

  • (1) É o Ponto de partida da Gestão de Tesouraria em geral e também da Gestão Previsional, onde se definem e visualizam as Contas de Tesouraria de diversos tipos;
  • (2) Os Movimentos de Tesouraria de todo o Tipo;
  • (3) As Contas Correntes de Tesouraria;
  • (4) O Controlo Orçamental de Tesouraria por Classes de Tesouraria, Classes que podem funcionar como um Plano de Contas específico da Tesouraria independentemente dos controlos que se podem obter nos Módulos de Contabilidade e Orçamento.


    CONTAS CORRENTES DE TESOURARIA

    O Módulo M240 - Gestão de Tesouraria dispõe de um bom suporte para a Gestão de Contas Correntes e Cobranças.

    • Para isso, nomeadamente, o Módulo permite e recomenda-se que se faça o mais cedo possível o registo dos Movimentos de Tesouraria, mesmo que sejam só previsões.
      • Com isso, já se consegue uma boa Gestão das Contas Correntes.

    • O Módulo também permite implementar Eventos associados aos Movimentos de Tesouraria, Eventos que também são muito úteis à Gestão de Contas Correntes.

    A imagem abaixo resume o essencial da Gestão das Contas Correntes.

    AUTORIZAR ACIMA VISUALIZAR IMAGENS

    Na imagem temos uma Visão Geral do que está em causa, destacando um conjunto de pontos:

    • (1) É o Ponto de partida da Gestão das Contas Correntes.
      • Inserem-se registos para determinadas Datas identificando o Terceiro a que a Conta Corrente diz respeito e a Conta conta Corrente é processada para essa Data. Com um Click num Comando de Linha da Conta Corrente em causa reprocessa-se a Conta Corrente sempre que se queira.
      • Portanto fica-se a dispor do histórico das Contas Correntes para determinadas Datas, por exemplo os finais de meses, e pode-se assim ver a evolução das mesmas no tempo, por exemplo se os montantes em dívida nos finais de meses têm vindo a aumentar ou a diminuir.

    • (2) Os Movimentos de Tesouraria associados a uma Conta Corrente podem ser acedidos a partir da mesma em qualquer momento para obter o extrato da dessa Conta Corrente na data a que a mesma diz respeito.
    • (3) Os Eventos de Tesouraria associados aos Movimentos de Tesouraria que, nomeadamente, podem ser muito úteis para atividades ligadas a Contas Correntes como a de Avisos e Cobranças.
    • (4) Os Documentos Origem associados aos Movimentos de Tesouraria que podem ser acedidos e que podem ajudar a melhor compreender os Movimentos a que dizem respeito.


    CONCILIAÇÂO BANCÁRIA DA TESOURARIA

    O Módulo M240 - Gestão de Tesouraria dispõe de um bom suporte para a Conciliação Bancária. A imagem abaixo resume o essencial da Gestão das Contas Correntes.

    AUTORIZAR ACIMA VISUALIZAR IMAGENS

    Na imagem temos uma Visão Geral do que está em causa, destacando um conjunto de pontos:

    • (1) É o Ponto de partida para a Conciliação Bancária.
      • Os Movimentos de Tesouraria de Contas Bancárias estão, à partida, por Conciliar. O seu Código de Situação assim o indica.

    • (2) Os Extratos Bancários têm de alguma forma ser introduzidos no Sistema, ou inseridos registo a registo pelos Utilizadores ou importados de Ficheiros obtidos nomeadamente dos Bancos.
      • Note-se que para usar as Facilidades de Conciliação Automática de que o Sistam dispõe é preciso carregar os Movimentos dos Extratos em detalhe.
      • Pode, no entanto, haver uma Conciliação Manual, Movimento de Tesouraria a Movimento de Tesouraria, em que o Utilizador apenas indica no Movimento de Tesouraria o Código do Extrato a que passa a estar ligado e o Movimento passa à Situação de Conciliado.

    • Para se tratar da Conciliação existe uma Listagem de Trabalho (DTEMX) em que os Movimentos de Tesouraria aparecem separados entre Conciliados (3) e Não Conciliados (4).
      • Nessa Listagem, nas Linhas vai-se Conciliando e/ou Desconciliando e a Listagem vai-se organizando até se conseguir que todos os Movimentos de Tesouraria fiquem no Secção dos Conciliados.


    GESTÃO DE TESOURARIA, SIMPLES OU MAIS COMPLETA

    Pelo já referido e pelo que adiante será mais detalhado, a nossa Solução pera a Gestão de Tesouraria é muito completa e pode-se integrar com outros Módulos nossos, desde os que têm a ver com os Documentos Comerciais e Fiscais, em particular Faturação, os Processos / Contratos e Projetos / Obras, a Contabilidade, o Orçamento, etc.

    Mas não têm de ser implementadas todas as facilidades podendo só algumas delas acrescentar desde logo muito valor.

    Mas muitas Organizações, pelo menos numa primeira fase, apenas implementam o Controlo das Disponibilidades Financeiras em Geral, Atuais e Previsionais, as Contas Correntes de Tesouraria e a Conciliação Bancária.

    Podem depois evoluir, por exemplo, para ou Controlo Orçamental de Tesouraria por Classes de Tesouraria e/ou, em particular sendo subscritos outros Módulos, como os da Contabilidade e Orçamento, avançam para uma exploração mais completa e totalmente integrada.

    De qualquer forma deve ser tido em conta que este Módulo embora seja integrável nas nossas Soluções completas, no nosso ERP, pode ser sempre implementado de forma independente das mesmas qualquer que sejam as restantes Soluções de quem o subscreva, podendo inclusive, nesse caso, importar e exportar dados via APIs para essas outras Soluções dos Subscritores.



    PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO

    Se tem interesse em aprofundar esta Solução pode prosseguir e ver adiante outros detalhes. Mas talvez seja importante ficar desde já com uma ideia do que pode ser um Plano para a sua Implementação.

    Tipicamente podem ser necessárias 2 a 6 semanas até a Entrada em Produção desta Solução, mas o tempo e o esforço necessários dependem do número de Intervenientes, de se tratar de uma Empresa ou de várias, do grau de diversidade e da dimensão do que há a fazer, do grau de organização e simplificação dos Processos, da disponibilidade das Pessoas, etc.



    APRESENTAÇÃO DESTA SOLUÇÃO VIA CONFERENCE CALL

    Para aprofundar esta Solução também pode contar com os nossos Consultores. Contacte-nos para lhe disponibilizarmos via Conference Call uma apresentação da mesma.

    Nessa apresentação poderemos, para além de responder às questões que nos coloquem, abordar do ponto de vista conceptual e prático como a Solução poderá responder às vossas necessidades em concreto.


  • _



    SÍNTESE DA ESTRUTURA DESTE SISTEMA

    Para quem estiver interessado na nossa Solução para a Tesouraria pode ser importante aprofundar um pouco a Estrutura do Sistema que a Suporta.

    A imagem abaixo sintetiza o Subsistema que suporta a nossa Solução para uma boa Gestão de Tesouraria.

    No essencial, a imagem apresenta a Estrutura do nosso Módulo M240 - Gestão de Tesouraria que, no entanto, integra-se e relaciona-se com outros Módulos, como adiante iremos referir.


    AUTORIZAR ACIMA VISUALIZAR IMAGENS

    Na imagem temos uma Visão Geral do que está em causa, destacando um conjunto de pontos:

    • (1) É o Ponto de partida da Gestão de Tesouraria, onde se definem e visualizam as Contas de Tesouraria de diversos tipos, em particular bancárias, as Caixas e os Cartões a controlar;
    • (2) Os Movimentos de Tesouraria organizados por Circuitos, que adiante iremos detalhar um pouco;
    • (3) Os Movimentos dos Extratos Bancários a Conciliar com os Movimentos de Tesouraria ligados a Contas Bancárias;
    • (4) As Contas Correntes de Tesouraria;
    • (5) Os Eventos destas Contas Correntes, em particular ligados às Atividades de Cobranças;
    • (6) Os Movimentos e Controlo Orçamental de Tesouraria por Classes de Tesouraria, Classes que podem funcionar como um Plano de Contas específico da Tesouraria independentemente dos controlos que se podem obter nos Módulos de Contabilidade e Orçamento indicados no ponto (8);
    • (7) Os Documentos Comerciais e Fiscais, em particular os tratados pelos Módulos M210 - Documentos Comerciais e Fiscais e M161 - Faturação e Guias Certificadas PT/AO AT;
    • (8) A Contabilidade e Orçamento tratados pelos nosso Módulos M200 - Contabilidade de Gestão e M230 - Controlo Orçamental.


    ORGANIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE TESOURARIA EM CIRCUITOS

    Muitas vezes, nesta área da Tesouraria, fala-se em Contas a Receber, Contas a Pagar, Relações com Bancos, entre outros.

    • No nosso Módulo isso são Circuitos de Tesouraria; são criados esses e todos os Circuitos que se justificarem;
    • Assim, não só se responde a essas divisões clássicas, como se permite isolar outros circuitos específicos de cada Organização;
    • Por exemplo, "Recebimentos de Alunos" numa Universidade, "Recebimento de Rendas" numa Imobiliária, "Vendas de Eletricidade" numa Companhia de Eletricidade, "Pagamentos de Bolsas" numa Fundação.

    Desta forma, isolam-se, em termos de Tesouraria, determinadas operações que têm características próprias e se distinguem dos outros Recebimentos e Pagamentos em geral.

    • Normalmente, distinguem-se pela sua semelhança em termos das operações, pelo seu volume em termos de número de operações e/ou por envolverem meios especiais de pagamento, como débitos diretos em conta, pagamentos em balcões de atendimento próprios, caixas automáticos, entre outros.


    MOVIMENTOS DE TESOURARIA POR TERCEIROS
    SEU PAPEL RELEVANTE NA TESOURARIA

    Entre as diversas Opções disponíveis para o Controlo de Tesouraria, os Movimentos por Terceiros desempenham um papel muito relevante.

    • Em particular, os Movimentos de Tesouraria, nomeadamente os Pagamentos e Recebimentos, aparecem na Listagem de Trabalho agrupados por Terceiro e ordenados por data, o que permite visualizar facilmente o que se passa em relação a cada Terceiro no que respeita às questões de Tesouraria.
      • Pode-se intervir de imediato, trabalhando nesses Movimentos Terceiro a Terceiro.

    Na imagem abaixo, exemplifica-se uma Listagem de Trabalho de Movimentos de Tesouraria por Terceiros.


    AUTORIZAR ACIMA VISUALIZAR IMAGENS

    Na Listagem de Trabalho, destacam-se:

    • (1) Um dos Menus de Comandos que, na imagem, está aberto, disponíveis que agrupa comandos muito úteis e frequentes sobre os Movimentos, como:
      • Confirmar e Desconformar os Registos;
      • Atribuir / Atualizar o Número do Documento Financeiro, o Número do Documento Origem e Outras Referências;
      • Atribuir o Número do Recibo associado e Anular o mesmo;
      • Anular o Movimento e Anular a Anulação;
      • Replicar Movimentos, criando Movimentos Semelhantes, e Parcelar Movimentos, decompondo-os em parcelas.

    • São 4 Menus: o 1º relativo a Saltos para aceder a outros Objetos, o 2º contendo o que acabamos de referir, o 3º relativo à relação com a Contabilidade e o 4º para obter Outputs Diversos.

    • (2) Um grupo de Movimentos de um Terceiro, o Fornecedor 300004 - Alfa & beta Lda., constituído por 9 Movimentos.
    • (3) O Saldo desse Terceiro, no caso, uma dívida de 13 335.83.
    • (4) Um conjunto de Comando possíveis de dar nas linhas, como:
      • A+: Atualizar Registo Confirmado;
      • V+ e V-: Confirmar e Desconfirmar;
      • N+: Atribuir Número Contabilístico, e G+ e G-: Contabilizar Automaticamente e Descontabilizar;
      • GD: Contabilização Direta, mas manual.

    Dispõe-se, portanto, de bastantes facilidades para atuar sobre a Listagem de Trabalho deste Objeto.



    GESTÃO DE TESIURARIA
    MENU E 3 SUBMENUS

    Há vários Menus e Submenus da Gestão da Tesouraria sendo muitas as Opções disponíveis para suportar adequadamente as necessidades do Sistema. Na imagem abaixo mostra-se o Menu e 2 Submenus deste Módulo.



    AUTORIZAR ACIMA VISUALIZAR IMAGENS

    No Menu (1) da Gestão da Tesouraria à esquerda e continuando ao centro, vemos 6 Áreas:

    • (a) Área das opções ligadas aos Movimentos de Tesouraria em Geral que são mais usadas no dia a dia e que por isso se situam à cabeça do Menu de 1º Nível.
    • (b) Área de Submenus com mais opções ligadas ao Tratamento dos Processos / Contratos.
    • (c) Área de Submenus com mais opções ligadas ao Tratamento da Tesouraria.
    • (j) Área ligada a Importações e Outputs Diversos.
    • (k) Área ligada a Terceiros, Contatos, Contratos e Produtos..
    • (j) Área ligada a Códigos Diversos e à Estrutura Organizativa.

    Num dos Submenus (2), ao centro, ligado à Conciliação Bancária, vemos 2 Àreas:

    • (p) Área ligada a Conciliação dos Extratos Bancários.
    • (q) Área ligada a Movimentos Pagos via Tercerios.

    Noutro de Submenus (3), à direita no topo, ligado a Controços Diversos de Tesouraria, vemos 1 Área:

    • (w) Área ligada a Controlos Diversos como Movimentos por Documentos de Tesouraria, Controlos de Meios de Pagamento e de Recibos, Movimentos por Terceiros, Terceiros / Quinzena e por Contrato, Movimentos por Classe de Tesouraria e Controlo Orçamental por Classe de Tesouraria.

    Noutro de Submenus (4), à direita em baixoo, ligado a Cobranças e Contas Correntes de Tesouraria, vemos 3 Áreas:

    • (x) Área ligada a Pagamentos de(a Terceiros.
    • (y) Área ligada a Movientos por Terceiros / Contratos.
    • (z) Área ligada Contas Correntes de Terceiros.



    _



    Pode ver aqui uma breve síntese do Módulo.






    _



    NA WEB, NA NUVEM, A PARTIR DE
    19 EUR / MÊS

    É importante sublinhar que as nossas Soluções beneficiam da nossa grande Experiência que inclui uma Certificação de Qualidade pela Lloyd's desde 1997. E temos experiência em múltiplos Setores e Países.

    A nossa grande diferenciação, para além da experiência já referida, é as nossas Soluções serem na Web, na Nuvem, onde já estamos há mais de 10 anos,com todas as vantagens que isso implica.

    Obter Preços para outros Volumes


    _



    BUSINESS INTELLIGENCE

    Dispomos de um Serviço de Business Intelligence Processing com Dashboards em Power BI que pode complementar o M240. Com este Serviço vai-se mais longe pela interatividade, qualidade e eficácia da expressão visual que o Power BI possibilita.

    Esta Solução baseia-se num Repositório de Dados e em Dashboards implementados com o Power BI da Microsoft. Os dados do M240 alimentam o referido Repositório e podem-se disponibilizar quer Dashboards Standard quer desenvolvidos à medida.

    Este serviço está disponível a partir de 50 EUR/Mês para os Dashboards de uma Área. Click aqui para mais Informação sobre este nosso Serviço de BI.

    AUTORIZAR ACIMA VISUALIZAR IMAGENS


    _



    UMA BOA SOLUÇÃO PARA A GESTÃO DE TESOURARIA

    O Módulo M240 tal como atrás apresentado responde assim de forma Simples, Eficaz, Ágil e Económica, às necessidades de Gestão de Tesouraria.

    Tudo sem ser preciso instalar nada - basta dispor de Internet para aceder às Aplicações a partir de qualquer lugar, a qualquer hora, por quem estiver autorizado. E, claro, conta com a experiência dos nossos Consultores.

    Se quiser aprofundar um pouco mais o Módulo pode ver o vídeo que se segue.


    M240 - Gestão de Tesouraria


    Full Screen

     

    Contacte-nos!
    Na Minimal estamos totalmente disponíveis para o ouvir e apoiar.